sábado, 11 de julho de 2009

Grappa realiza primeira campanha de teste de aids por saliva

Fabíola Dourado / ONorte
O GRAPPA - Grupo de Apoio e Prevenção aos Portadores da AIDS – de Montes Claros realizou na cidade campanha de testagem para o vírus HIV com um produto inovador no país, que consegue identificar se a pessoa é soro positivo através da saliva.
A empresa americana Interamérica Global Inc., com sede em Washington-USA, doou para a instituição 400 kits e treinou toda a equipe do Grappa e CTA (Centro de Testagem Anônima) para fazerem o trabalho de campo. Durante o projeto, voluntários, e seis funcionários que trabalham no Programa de DST/AIDS visitaram casas de prostituição, universidades, escolas e canteiros de obras e fizeram vários testes sempre acompanhados de pré e pós aconselhamento.
De acordo com Kellen Felix, diretora da empresa americana responsável pelo teste no Brasil, a aceitação foi bem próxima a 100%. “As pessoas foram receptivas, entenderam que o melhor caminho é a prevenção. É preciso saber para tratar a doença. Também o fato não ter a picada da seringa neste teste ajudou muito.”
O resultado do exame sai em 20 minutos. Ainda segundo Kellen o índice de resultados positivos durante a campanha foi de quase 2%. “Agora, elas terão todo o acompanhamento necessário para tratamento adequado da doença.”
Para a presidente do Grappa, Tate Viana, o trabalho foi importante demais para a região. “ Esta é mais uma prova da necessidade do Grappa na cidade, além de receber e dar apoio aos pacientes do Norte de Minas conseguimos realizar campanhas para diagnosticar novos casos. Só temos que agradecer pela doação dos kits e pelo apoio do CTA na realização de mais este trabalho.” – conclui a presidente
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário