sexta-feira, 17 de julho de 2009

Morte do folião‏

“Botaram quatro velas
Em volta do corpo do folião
Botaram fitas e enfeites tristes
Em volta do corpo do folião”
Grupo Raízes
Foi para o céu o Mestre Mazim, José Osmar folião, poeta popular, músico, compositor, repentista, lunduzeiro, integrante e um dos fundadores do Terno de Folia de Reis de Alto Belo.
Mestre na arte da declamação Sorriso constante e seriedade no trato da música, Mazim, com pouca formação escolar, era também no decorrer do ano, pós Festa de Reis, responsável pela Rádio, marcador de quadrilha, participante Igreja nas encenações religiosas ora representando, ou cantando e tocando, mandava bem o forró, dava conselhos, assistia futebol nos bares sem beber, além de agendar e articular o roteiro e os foliões durante o giro da folia. No decorrer da Festa, era o pulso forte e a música de pura alegria e religiosidade pois, com a mesma tranqüilidade que entoava cânticos religiosos junto do Terno de Reis, procissões ou pastorinhas ele também segurava o bastão de manter moçada acesa e dançando forró, até as 7:00 da manhã com o Trio Pequizeiro.
Acompanhando Teo Azevedo ou através do Trio Pequizeiro e Terno de Folia participou de shows e gravações em várias partes do Brasil.
Realizou este ano, o sonho de gravar o CD do Trio Pequizeiro, formado por ele Sinval da Gameleira e Arnaldo, um show de forró autêntico e um sucesso garantido.
A cultura popular perde um dos seus mais importantes artistas e articuladores.
Fonte: Walkiria Braga - Foto: Manoel de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário