quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Agenda 300 em 30: Ficha Limpa culmina com Grito dos Excluídos e participação de Arcebispo

Em sintonia com as paróquias da Arquidiocese de Montes Claros, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida aderiu à Agenda 300 em 30. Trata-se de ação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Ordem dos Advogados do Brasil estão entre as quase 40 instituições integrantes –, que decidiu incrementar a Campanha Ficha Limpa com o desafio de conseguir, de 7 de agosto a 7 de setembro, as 300 mil assinaturas que ainda faltavam para o total de 1,3 milhão necessário para enviar ao Congresso Nacional projeto de lei de iniciativa popular que proíbe a candidatura de políticos condenados em primeira instância na justiça. O pároco, Padre Dorival Souza Barreto Júnior, informa que a coleta de assinaturas ocorre sempre após as missas, no majestoso templo, que fica na Praça Pio XII, centro da cidade. Segunda, terça e quinta-feira, às 18h30min. Quarta-feira, às 7h e 18h30min. Sábado, às 17 horas. E domingo, às 7h, 9h, 18h30min e 20h. A Catedral já contribuiu com mais de 1.300 apoios numa primeira coleta. Os interessados em participar da Campanha Ficha Limpa, em Montes Claros, podem obter mais informações e preencher o formulário nas secretarias paroquiais das igrejas, na Associação Bom Pastor (cujo telefone é 2101-3060) e na Casa de Pastoral Comunitária (3221-2982), ambas na rua Grão Mogol, centro da cidade, nas proximidades da Catedral Metropolitana.
GRITO
Segundo a assistente social Sônia Gomes Oliveira, do Comitê 9840, núcleo local do MCCE, na Igreja Particular de Montes Claros, antes da Agenda 300 em 30, foram coletadas cerca de 14 mil assinaturas. “Mas já aumentou, porque estamos recebendo várias fichas das paróquias”, emendou a também coordenadora arquidiocesana das Comunidades Eclesiais de Base.
Ela revela que o esforço seguirá até 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, quando agentes de pastoral e representantes de movimentos populares e entidades estudantis farão o 15º Grito dos Excluídos – o tema é “Vida em primeiro lugar” e o lema “A força da transformação está na organização popular” –, devidamente munidos com as fichas de adesão à Campanha Ficha Limpa, que começou em maio do ano passado. A concentração será no estacionamento da Prefeitura, na avenida Deputado Esteves Rodrigues, a partir das 6h30min. Por volta das 7h, o Arcebispo Metropolitano Dom José Alberto Moura presidirá a Celebração da Palavra. Em seguida, os manifestantes entrarão na avenida, após o desfile oficial alusivo à data.
INTERNET – O MCCE disponibiliza vídeo explicativo no endereço eletrônico http://www.mcce.org.br/, que pode, inclusive, ser enviado por e-mail. “A ideia é reforçar a questão da cidadania, que deve ser exercida por cada pessoa. O vídeo chama a todos para essa reta final, e o ideal é que todos que assistam repassem por e-mail”, explicou, no último domingo, o secretário executivo-adjunto da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB, Daniel Siedel. Além disso, o MCCE coloca em seu site fichas para assinatura. Basta ao internauta imprimir o material, preenchê-lo e entregá-lo em qualquer igreja. A Constituição Federal determina que propostas de iniciativa popular devem ter pelo menos a assinatura de 1,3 milhão de eleitores de todo o Brasil. Até sexta-feira, 28 de agosto, o movimento havia obtido 1,1 milhão.
RECORDE MINEIRO – Minas é o estado recordista na coleta de assinaturas do Campanha Ficha Limpa. Mais de 1% do eleitorado mineiro, num universo de 14,07 milhões de eleitores, já aderiu à campanha. O estado conseguiu 162.463 assinaturas. A adesão dos mineiros é mais expressiva do que a registrada em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, com 29,1 milhões de eleitores. Os paulistas ocupam o 3º lugar no ranking de estados com mais assinaturas, atrás do Paraná, onde mais de 1% do eleitorado aderiu ao movimento.
O recordista na coleta de assinaturas em relação ao número de eleitores do estado é o Paraná, que já bateu a marca de 2,1%. Esse índice está próximo de ser alcançado também pelo Distrito Federal, onde o projeto já conta com o apoio de 1,9% do eleitorado — na capital federal, dos 1.663.718 eleitores, 32.760 aderiram à campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário