sexta-feira, 7 de maio de 2010

Estudante baiana com suspeita de dengue hemorrágica morre em Montes Claros

Rubens Santana - Repórter O Norte

Para demonstrar às autoridades competentes que a saúde na maior cidade do Norte de Minas está literalmente doente, uma jovem de 21 anos com suspeita de dengue hemorrágica morreu na madrugada de ontem, quinta-feira, no hospital Aroldo Tourinho em Montes Claros. Nayane Lima de Castro era natural da cidade de Carinhanha, Bahia, e estudava Educação Física em Montes Claros. Ela morreu por volta das 04h30 da madrugada.

REPRODUÇÃO
Nayane Lima de Castro, que morreu com suspeita de dengue hemorrágica, se formaria neste ano.

Informações preliminares repassadas por familiares dão conta de que a estudante havia sido internada na Santa Casa por volta das 10h da manhã de quarta-feira, 05, após se sentir mal durante um churrasco da turma da faculdade. Nayane se formaria neste ano.

Segundo familiares e amigos, o médico plantonista descartou a possibilidade de dengue e diagnosticou que Nayane Lima tinha sinusite. Muitos amigos, colegas de faculdade e a família se uniram para compartilhar a dor e a indignação com o descaso na saúde em Montes Claros. Com a medicação para sinusite, o quadro da estudante se agravou e ela foi transferida para o CTI do hospital Aroldo Tourinho por volta da meia-noite.

Ainda segundo os familiares, a estudante deu entrada no CTI com choque hemorrágico. Para os familiares, a causa da morte de Nayane teria sido dengue hemorrágica.

A assessoria de comunicação do hospital Aroldo Tourinho em nota afirma que vai esperar o resultado dos exames para afirmar se a causa da morte da estudante foi ou não dengue hemorrágica. Já a assessoria de comunicação da Santa Casa disse que encaminhou o caso para a ouvidoria e só depois irá se manifestar oficialmente sobre o assunto. O corpo será enterrado amanhã, em Carinhanha.

NEGLIGÊNCIA?

Um amigo da estudante que preferiu não se identificar mandou correspondência eletrônica para O NORTE afirmando que a estudante passou mal no sábado, 1º, e foi atendida na Santa Casa no domingo, 02, onde o médico receitou amoxilina e um anti-alérgico. Nayane voltou para o apartamento onde morava, na frente da agência do banco Bradesco, Centro de Montes Claros. Ainda segundo a fonte, o estado de saúde da universitária ficou estável durante o domingo e segunda-feira, 03, porém, sem apresentar melhoras. Na terça-feira à noite, 04, Nayane desmaiou no banheiro da casa, mas teve uma pequena melhora. Por volta das 10h de quarta-feira, 05, ela retornou ao pronto-socorro da Santa Casa, contudo, não havia vaga no CTI. A vaga surgiu às 2h40m de quinta-feira, 06, quando ela foi transferida para o hospital Aroldo Tourinho. Às 04h30 ela morreu.

6 comentários:

  1. É tenso! A saúde em Montes Claros não pode ser tratada dessa forma, pessoas morrendo e o prefeito gastanto o dinheiro do povo no time do seu filho. Merecemos respeito!

    E as vidas perdidas, como fica?
    Na minha opnião CADEIA para todos...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, esse Prefeito vive de factoide. Com a pessima administração reconhecida por todos, de mês em mês, quando aparece, cria uma nova ilusão, depois do centro de convenção de Niemyer, da reforma do centro de Lerder, agora vem com mais essa. Depois de fazer aquela burrada de falar que ia fazer o centro de convenção noutro lugar, perdeu nais de 10 milhões da Avenida.Agora anuncia que vai fazer um centro de convenção com dinheiro da educação.Pode MP? E que vai reformar as calçadas do centro, mas depende de projeto. Uai, o Lerder não foi contratado a peso de ouro pra reformar o centro há mais de um ano, e não fez o mais fácil, que é o projeto das calçadas, que inclusive foi feito na administração anterior? Tem até uma lei exclusiva pra isso. Quanta incompetência. Enquanto isso, passados quase dois anos, agora que eles falam erretomam a obra do Cintra, que o dinheiro está na conta desde da administração passada, que já inclusive começou. Num sei não. Mas também eles não tem quem planeje, quem faça projeto. só ficam passeaando. vai trabalhar prefeito.

    ResponderExcluir
  3. E o Secretário da doenaça disse que o problema dos hospitais é a má administração. Ele não foi provedor de um hospital que está insolvente? (embora quem o substituiu foi um pombo correio). E o outro ex-provedor não é seu colega de desgoverno. Eh ex-magnificuzão, além de incompetente é esquecido.

    ResponderExcluir
  4. quero deixar registrado que não estamos mais em palanque de campanha e acho que os jornais dev eriam comentar com ética e profissionalismo e não com conversa mediocre e sem sentido,portanto vamos ajudar a nossa Montes Claros,independente do nosso voto,porque ela é de todos nós
    neide prates-funcionária publica.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Sra. Neide, muita falta de informação dos comentarios acima.O caos da saude de Montes Claros não tem nada a ver investimento e administração na saude. Sempre foi assim, em todas as gestões. Montes Claros é hoje referencia de todo norte de minas e sul da bahia. Basta ver nas portas dos hospitais a maioria do paciente são provenientes de outras cidades e estado. Todo o sistema de saude de Moc está sobrecarregado, não tem condição para atender todo o norte de minas e sul da Bahia. São entorno de 4 hospitais para atender mais de 2 milhoes de habitantes. Essa quantidade de hospitais atende com tranquilidade apenas MOC que são + ou - 350 mil habitantes, mas quando vem outras cidades utilizar o sistema não aguenta.Isso é obvio. Em minha visão o Governo Estadual deveria descentralizar a saude em Montes Claros ou aumentar o repasse de recurso. Pois temos prefeitura no norte de minas que recebe o recurso para a saude e não gasta pois que paga por ele é Montes Claros. Temos que ter conhecimento para falar, por que se não sai apenas palavras mediocre da boca, como alguns comentarios.

    ResponderExcluir
  6. Há muito o que se fazer para a melhoria da saude no norte de minas.O problema não é só a falta de equipamentos,falta material humano e quando digo humano é também no sentido literal da palavra.Nos hospitais o que se ve são enfermeiros e auxiliares sobrecarregados,medicos que não tem controle emociomnal e pacientes a deriva sem saber a quem recorrer.Minha mãe esteve internada na santa casa em montes claros por duas semanas e digo que foram os dias mais tensos que vivemos,preocupados com sua saude e também com a pouca informação recebida sobre seu real estado, sobre o resultados dos exames.Nunca vi um hospital tão barulhento ,na verdade achei que estava em uma praça,um shopping...Nos corredores médicos e funcionarios faziam rodinhas contando casos e rindo como se estivesssem no quintal de suas casas,alias,acho que em suas casas eles teriam mais eduicação.Minha mãe ficou na hemodinamica após uma angioplastia perdendo sangue por umas 4 horas e sempre que perguntavamos o que iria ser feito diziam que o medico estava atendendo outro paciente.Nesse meio tempo o medico atendeu um representante de medicamentos que o esperava também há bastante tempo,e minha mae perdendo sangue.Deve ser que o representante era mais importante que ela.Foram tantos absurdos que levaria um dia contando e não terminaria.Só para encerrar o medico deu alta para minha mãe enquanto minha irmã que a acompanhava estava tomando banho após uma longa noite sem dormir,sem ao menso nos dar uma satisfação.Apenas anotou os medicamentos que ela precisa tomar sem nos informar quais procedimentos necessarios em caso de emergencia,a alta aconteceu numa sexta-feira e não preciso nem dizer que o celular do medico nunca mais atendeu.Aí eu pergunto:será que esses medicos e funcionarios são treinados,formados e capacitados para lidar com gente?Será que gente prá eles são só seus amigos e conhecidos?Sei que não são todos,mas os justos acabam pagando pelos pecadores.Será que eles tem mãe?Acho que não,quem ama o ser humano não é capaz de tanto descaso.Faço esse comentario como anonimo porque tenho medo de que minha mãe precise ser internada lá de novo e haja retaliações.Peço as autoridades competentes,que tomem providencias porque isso não pode continuar.....

    ResponderExcluir